Xingatório da Imprensa

janeiro 29, 2003

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 5:51 am

Cuidado, americanos

Uma matéria na seção de negócios do New York Times faz um alerta aos empresários e executivos americanos: “Em alguns países, armadilhas legais aguardam o visitante desatento”. O texto é um desfile de preconceitos e lugares comuns sobre destinos como Venezuela, Zimbábue, Tailândia e, é claro, Brasil.

O que o turista pode encontrar, segundo o NYT, nesses países? “Leis obscuras e muitas vezes bizantinas”, “condições esquálidas e extremamente perigosas nas prisões”, “suborno” e “drogas plantadas em bagagens” são algumas das ameaças aos americanos incautos. No entanto, a melhor observação é de Alexander Tabb, diretor da Kroll: “O simples fato de ser americano não garante segurança e não significa que um policial não vai espancá-lo”. Espantoso, não?

Para comprovar os perigos no caso específico do Brasil, o NYT relembra os maus momentos passados por Ronald Farrell, um negociante de meteoritos que passou 75 dias em uma prisão brasileira em 1997. O pobre coitado, de acordo com o jornal, foi “acusado” de roubar um meteorito de um museu e acabou “trancado em uma cela de 5,5 m x 6 m com outros 16 prisioneiros”. Um absurdo… absurdo, sim, porque na verdade foram roubados três meteoritos. Do Museu Nacional. E o sr. Farrell foi acusado por cientistas, pela Polícia Federal e pela Interpol.

Jornalismo americano é outra coisa.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: