Xingatório da Imprensa

dezembro 7, 2004

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 1:26 am

Fórmula certeira

Sou da época em que a matemática era uma ciência exata, mas a imprensa carioca parece querer me mostrar que os tempos mudaram. Pois vejamos. Segundo O Globo e JB, que têm como consultor o matemático Tristão Garcia, a situação do Guarani, penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro, é dramática: a probabilidade de o clube cair é de 90%. Mas, se o Bugre acreditar no não menos matemático Oswald de Souza, fonte da TV Globo, a situação é um pouco menos pior: o risco de cair passa a 88%.

O mesmo vale para Atlético-MG (82% e 77%), Vitória (42% e 45%), Criciúma (30% e 31%)… Na verdade, os dois só concordam em dois casos, o do Botafogo (22%) e o do Grêmio – em que uma divergência em relação aos 100% seria mesmo esdrúxula.

Mas, afinal, qual dos dois está matematicamente correto? Provavelmente nem um nem outro. Os cálculos levam em consideração fatores como o desempenho dos clubes em casa e fora e os resultados dos adversários. Ou seja, para um time que perdeu a maioria dos jogos disputados no campo do adversário e viaja para enfrentar dois times bem posicionados nas últimas rodadas, o normal será perder. O problema é que, como nossa imprensa bem sabe, mas prefere fingir que não para poder esquentar as últimas rodadas sem crise de consciência, a graça do futebol é a enorme chance de algo inesperado acontecer. Uma chance de quase 100%. Ou 98%.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: