Xingatório da Imprensa

abril 11, 2009

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 7:05 pm

Estilística do incompreensível
É um prazer abrir o jornal e ler um texto que foge ao ramerrame da clareza e objetividade levadas ao extremo. Às vezes, porém, confunde-se estilo com outra coisa bem mais complicada, como demonstra a coluna Conexão Diplomática, no Correio Braziliense deste sábado, sob o título “Tá faltando ‘ele'”:

À mesa da 5ª Cúpula das Américas, no próximo fim de semana, Raúl Castro vai estar tão presente quanto Jacob do Bandolim no samba dedicado a ele pelo filho, Sérgio Bittencourt, na voz de Nelson Gonçalves.

O que a coluna quis dizer, aparentemente, é que Raúl Castro não estará na Cúpula. Assim como Jacob do Bandolim não estava mais “naquela mesa”, tema de música composta por Sérgio Bittencourt, seu filho, e consagrada por Nelson Gonçalves.

A regra é clara, Galvão: referência que ninguém entende não é referência.

O texto continua, mas não melhora muito. Para os mais curiosos, vai reproduzido abaixo:

Nessa década e meia desde a primeira reunião, o único país excluído do sistema interamericano estará mais acompanhado que nunca. E o Brasil, na figura do presidente Lula, foi escalado para pivô de uma delicada operação, que transcende a questão cubana pura e simplesmente: em Trinidad e Tobago, o coro dos 32 líderes da América Latina e Caribe pelo fim da quarentena imposta à ilha dará medida do sucesso do bloco formado em novembro último na Cúpula do Sauipe (BA).

A movimentação das últimas semanas, a costura da declaração final e os acertos mais sutis de bastidores — tudo indica que soou o sinal e a cortina vai subir para o novo ato neste drama que se desenrola há 50 anos. O enredo se desenvolvia desde a campanha pela Casa Branca, quando Barack Obama inseriu “diplomacia” e “diálogo” na trama. A América Latina não deixou passar a “deixa” e decidiu chamar Cuba para o palco.

Obama e Lula, que se encantaram e encantaram o público em duas aparições, voltam a contracenar, agora com elenco completo. Ou quase: Raúl, terceiro vértice do triângulo, estará “na boca de todos”, como disse em visita a Brasília o premiê anfitrião, Patrick Manning.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: