Xingatório da Imprensa

abril 10, 2010

Jornalismo, modo de fazer

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 3:00 pm

Quando um presidente da República faz uma crítica casuística ao ordenamento jurídico de seu país, um veículo de imprensa pode reagir de duas formas: condenando subjetivamente tal comportamento por meio de um editorial ou relatando objetivamente a reação às declarações por meio de uma reportagem.

Ou pode misturar as duas coisas e ver se o público engole.

Quando William Bonner anunciou circunspecto, no Jornal Nacional da última sexta-feira, que “uma declaração do presidente Lula provocou reação imediata no Judiciário”, a expectativa era de que juízes e ministros dos mais diversos tribunais surgissem com palavras duras dirigidas ao presidente.

No entanto, o primeiro a dar seu depoimento na matéria, ainda que de fato indignado, foi Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – que, ao que se sabe, ainda não faz parte do Judiciário brasileiro.

Somente em segundo lugar, mencionou-se, sem identificação por nome, o “presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros”, que em nota de fato baixou o sarrafo no comportamento de Lula.

Para dar o último toque de precisão jornalística, e quem sabe justificar o tom grandíloquo do iníco da matéria, guardou-se para o fim o comentário de Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Mendes, como de hábito, saiu-se com um comentário geral, apontado para ninguém: “Todos nós estamos subordinados à Constituição e à lei. A rigor, no chamado estado de direito, esse é um aprendizado comum, nós não temos soberanos, todos estão submetidos à lei”. E não mencionou Lula.

E a “reação imediata no Judiciário” acabou por aí.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Me ajudem a xingar a imprensa também. RT esta mensagem

    @mari_nobre Programa @pgmhojeemdia marcou uma entrevista comigo, furou, gravou a matéria sem mim e não avisou. #etica no #jornalismo já!

    obrigada,

    Mariana Nobre

    Comentário por Mariana Nobre — abril 13, 2010 @ 8:42 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: