Xingatório da Imprensa

junho 26, 2010

Pernas de pau

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 12:35 am

Não satisfeitos em empurrar, todos os anos, besteiras “matemáticas” sobre chances de título e de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, os coleguinhas decidiram lançar teses científicas também na Copa do Mundo. A Veja de 23 de junho, por exemplo, convocou três (!) jornalistas para produzir matéria de uma página mostrando que “ter jogadores em clubes das principais ligas é meio caminho andado para o sucesso internacional” (“Europa Futebol Clube”).

Para dar certa autoridade ao raciocínio, arrumaram um pato, ou melhor, um Parreira, que apareceu atribuindo o mau desempenho das seleções africanas à falta de experiência na Europa.

Teses “ousadas” desse tipo costumam ser convenientes por funcionarem como previsões de videntes: as pessoas só lembram dos acertos.

Pois Veja poderia ter se saído melhor.

A relação de classificados à segunda fase do Mundial traz seleções como Chile, com apenas 11 jogadores “europeus”, dos quais só 8 atuam nas cinco grandes ligas do continente, mencionadas por Veja (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). México (9 e 4), Coréia do Sul (6 e 4) e Japão (4 e 3) têm ainda menos atletas na Europa. Até os líderes de grupo Uruguai (15 e 8) e Paraguai (9 e 7) fogem à “regra”.

Mas até aí a fórmula estaria desmentida pela metade. Talvez por mero favor, então, Itália e França tenham decidido sair da Copa logo na primeira fase. Ambas as seleções eram formadas integralmente por jogadores (23) que atuam nas grandes ligas européias.

Como se vê, e Veja mostra muito bem, tentar explicar o futebol cientificamente é meio caminho andado para dizer uma besteira sem tamanho.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Agradeço o seu comentário no meu blog. Quando eu for à gráfica te dou uma resposta concreta sobre o valor do cartão e os critérios de definição de valor.
    Sobre o seu post, eu não li a matéria citada na VEJA (eu nem gosto dessa Revista), mas essa COPA Mundial está uma tristeza ( da bola de vôlei em campo até a convocação dos jogadores mais sem graça que eu já vi em campo). Enfim,… Palpite: final Brasil e Argentina? Que tal?

    Comentário por pheuliz — junho 28, 2010 @ 2:51 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: