Xingatório da Imprensa

novembro 14, 2010

Diferente e igual

Filed under: Uncategorized — elpydiophragoso @ 6:25 pm

A coluna Radar (Veja) desta semana recorre ao velho estratagema de se distinguir fazendo a mesma coisa. Sob o título “Ninguém foi sondado ainda”, deu a seguinte “informação”:

Dilma Rousseff por enquanto não convidou ninguém para o seu ministério. E provavelmente não fará movimento algum nesse sentido em novembro. Tudo caminha para que os convites e os anúncios oficiais sejam feitos a partir da primeira quinzena de dezembro. O que há até agora no noticiário são as especulações de prxe, algumas com bastante lógica e outras completamente destituídas de bom senso.

A cara-de-pau é tamanha que merece uma análise por partes:

Dilma Rousseff por enquanto não convidou ninguém para o seu ministério.

É a típica afirmação irrefutável – no mau sentido. Se Dilma de fato não convidou, está certa. Se convidou, mas não divulgou oficialmente, não há como dizer que está errada.

E provavelmente não fará movimento algum nesse sentido em novembro.

Essa acerta na malandragem e na imprecisão. Primeiro, como a coluna foi fechada às vésperas do feriado de 15 de novembro, a previsão não se refere a um mês inteiro, mas somente a 15 dias. Segundo, o “provavelmente” torna impossível errar; o chute vai na mosca se houver ou não o movimento.

Tudo caminha para que os convites e os anúncios oficiais sejam feitos a partir da primeira quinzena de dezembro.

Mais uma mistura magistral de malandragem e imprecisão. Como a posse é no dia 1º de janeiro, nada mais natural que os convites e os anúncios sejam feitos em dezembro. E o “a partir da primeira quinzena”, ou seja, na primeira ou na segunda quinzena, garante mais um chute certeiro.

O que há até agora no noticiário são as especulações de praxe, algumas com bastante lógica e outras completamente destituídas de bom senso.

Uma meia-verdade. Há, como se vê, uma terceira categoria: as especulações com bastante lógica e completamente destituídas de bom senso.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Pra variar a Veja deixa tudo subentendido e investe em matérias rasas e com conteúdo relevante apenas àqueles desinteressados e desinformados que querem ter algum comentário pronto para assuntos na mesa de bar.

    Parabéns, adorei o blog!

    Comentário por alyssa hopp — dezembro 7, 2010 @ 5:24 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: